top of page

GRUPO DE PESQUISA "PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE E EXERCÍCIO (CNPq)

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

A Psicologia do Esporte (PE) pode ser definida como uma subárea da Psicologia e das Ciências do Esporte. Como subárea do conhecimento, seu principal objeto de estudo é o comportamento motor humano (esporte e exercício físico) e os contextos esportivos como locais de aplicação prática do conhecimento. Trata-se de uma área de produção do conhecimento e atuação profissional emergente, dado que o número de congressos científicos e de disciplinas nos cursos de graduação ainda não é tão expressivo.

            Temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física têm requerido estudo e atuação de profissionais da área, visto que o nível técnico de atletas e equipes de alto rendimento esta cada vez mais equilibrado, sendo dada ênfase especial à preparação emocional, tida como o diferencial.

            A PE, como área de produção acadêmica e de atuação profissional tem ainda um longo caminho a percorrer, se considerarmos o que já foi feito e o muito que ainda temos a construir, dada a amplidão e complexidade do mundo esportivo. Certamente, nessas últimas décadas acumulou-se muita informação sobre indivíduos e grupos que praticam esporte ou atividade física sem que isso implique em conclusões ou respostas irrefutáveis. No âmbito da PE no Brasil essa discussão é ainda mais nova, tanto do ponto de vista do interesse como da produção, o que aumenta a necessidade de ampliar-se a discussão e formar-se pessoas para uma atuação competente, como já temos em outras áreas da Educação Física.

 

Objetivos

- Geral:

Especializar graduandos do curso de Bacharelado em Educação Física nos processos científicos da avaliação e intervenção através da PE.

 

- Específicos:

a) Avaliar cientificamente os processos psicológicos dos praticantes de esportes.

b) Planejar cientificamente a intervenção psicológica com os praticantes de esportes.

c) Avaliar como os processos psicológicos interferem no desempenho dos praticantes de esportes.

 

Competências do egresso do Grupo de Pesquisa Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício

            O integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício estará apto a proceder:

 

  • Treinamento psicológico:

Desenvolver habilidades psicológicas para evolução do desempenho em treinamentos e competições nos períodos: pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo.

 

  • Avaliação Psicológica:

Avaliar as habilidades psicológicas e características comportamentais de atletas e técnicos para, assim, auxiliar no desenvolvimento pessoal dos mesmos, e na otimização de seus objetivos/resultados.

 

  • Consultorias a equipes esportivas:

  • Palestras a atletas, pais, árbitros, dirigentes e alunos de escolas, a respeito dos processos psicológicos presentes nos praticantes de esportes, nas diversas formas de expressão: esporte escolar, esporte do alto rendimento, esporte de lazer e esporte para deficientes e grupos especiais.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE O ALTO RENDIMENTO ESPORTIVO - GEPARE (CNPq)

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

Nos últimos anos o conhecimento na área de treinamento esportivo avançou bastante. Foram criados métodos de controle da carga do treinamento, ferramentas tecnológicas para o acompanhamento da resposta psicofisiológica ao treinamento, entre outros. Atualmente, o esporte de rendimento exige bastante do atleta. Salienta-se que o desempenho esportivo é um fenômeno multifatorial. Logo, diversos aspectos podem interferir positiva ou negativamente no desempenho, tais como: variáveis psicológicas, morfológicas, aptidão física, sociodemográficas, nutricionais e fisiológicas. Todavia, não se tem conhecimento a respeito da proporção que cada um destes fatores influencia no desempenho de atletas. Assim, adotar estratégias que possam auxiliar no desempenho esportivo ou eliminar fatores que de alguma forma possam prejudicar o desempenho de atletas são de extrema importância para se chegar ao sucesso esportivo.

 

Objetivos

- Geral:

Especializar graduandos do curso de Bacharelado em Educação Física nos processos científicos da avaliação e intervenção na área de treinamento esportivo.

 

- Específicos:

a) Avaliar cientificamente os processos de ensino-aprendizagem-treinamento dos praticantes de esportes.

b) Planejar cientificamente a intervenção para atletas de alto rendimento.

c) Avaliar variáveis intervenientes no desempenho de atletas de alto rendimento.

 

Competências do egresso do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Alto Rendimento Esportivo (CNPq)

            O integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Alto Rendimento Esportivo” (CNPq) estará apto a proceder:

 

  1. Treinamento técnico-tático e físico:

Desenvolver habilidades técnico-táticas/físicas em atletas para evolução do desempenho em treinamentos e competições nos períodos: pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo.

 

  1. Avaliação Psicológica:

Avaliar as habilidades psicológicas e características comportamentais de atletas e técnicos para, assim, auxiliar no desenvolvimento pessoal dos mesmos, e na otimização de seus objetivos/resultados.

 

  1. Consultorias a equipes esportivas:

Palestras a atletas, dirigentes, árbitros e treinadores a respeito dos processos de ensino-aprendizagem-treinamento presentes nos praticantes de esportes de alto rendimento.

Instagram Dr. Leonardo Fortes
bottom of page